Educação Saúde - Data: 24 de fevereiro de 2023

Vacinação dos profissionais da educação da rede básica de ensino municipal contra a meningite

A secretária municipal de saúde, realizou a vacinação dos profissionais da educação da rede básica de ensino municipal contra a meningite. A vacina é de extrema importância, pois a infecção apresenta grande potencial epidêmico e a prevenção é o método mais eficaz para combater a bactéria.
Mundialmente, estima-se que ocorram 500 mil casos de meningite e 50 mil óbitos por ano, sendo o sorogrupo A é o principal responsável por esse número. Já no Brasil, o meningococo C é o responsável pela maioria dos casos no país.
O que é meningite?
A meningite é uma infecção grave que atinge diretamente as meninges – que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e que, se não tratada rapidamente, pode levar o paciente infectado a óbito em menos de 24 horas ou deixar sequelas da meningite.