Assistência Social Saúde - Data: 18 de outubro de 2021

Semana do Bebê: Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

No último sábado, 16 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mucambo realizou no Poliesportivo Matosão e nos distritos de Carqueijo e Poço Verde, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde. A iniciativa busca incentivar a imunização com 18 vacinas diferentes tendo como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A mobilização do público-alvo contou com a parceria da Secretaria de Saúde e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), como parte da programação da semana do Bebê, mostrando a importância com os cuidados na primeira infância. Para a criançada foi proporcionado um momento de lazer e diversão com pula-pula, parquinho, distribuição de pipoca e algodão-doce.

A Campanha de Multivacinação 2021 foi iniciada em 1º de outubro e tem vigência prevista até o dia 29 deste mês. O intuito é promover a regularização da vacinação entre crianças e adolescentes.

Entre as vacinas que fazem parte da campanha estão as de BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).