Saúde - Data: 17 de agosto de 2023

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA CONTRA A LEISHMANIOSE

CAMPANHA DE TESTAGEM DE LEISHMANIOSE CANINA (CALAZAR)

A Prefeitura de Mucambo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando de forma totalmente gratuita, a testagem rápida do diagnóstico da Leishmaniose Canina (calazar).

O teste pode ser feito em cães a partir de quatro meses de idade, não é necessário o animal apresentar nenhum sintoma da doença, para ter acesso ao serviço, basta aguardar a visita de um agente de endemias em sua residência, ou se preferir o tutor pode entrar em contato com o Setor de Vigilância em Saúde (Núcleo de Endemias e Zoonoses) para agendar uma visita.

Em caso de resultado positivo no TR, será coletado uma nova amostra que será enviada ao laboratório Central em Fortaleza, para ser confirmado o diagnóstico da doença.

Essa é mais uma das medidas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde afim de diminuir a incidência de casos de Leishmaniose em humanos em nosso município.

Prefeitura de Mucambo – Secretaria de Saúde