Saúde - Data: 13 de fevereiro de 2023

Reunião estratégica para adesão do Programa Saúde na Escola – PSE (2023-2024)

A secretaria municipal de saúde reuniu na última sexta feira, 10 de fevereiro, de 2023, a equipe de diretores, representação de diretores e o secretário municipal de educação, para falar sobre a adesão ao Programa Saúde na Escola – PSE,  para os anos 2023 e 2024. O encontro contou com a participação do secretário de saúde Danilo Sampaio e do Coordenador da Atenção Básica de Saúde, Francisco Fábio. O coordenador apresentou para a equipe da educação dados referentes ao PSE e a importância das atividades para o município, bem como as formas de registro e as principais ações que devem ser executadas ao longo do ano nas escolas pactuadas pelo programa.

Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

PSE é, portanto, uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, com objetivo de desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.