Saúde - Data: 23 de março de 2023

Profissionais da Saúde participam de Programa de Rádio para informar a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero.

A Prefeitura de Mucambo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dedica o terceiro mês do ano ao combate ao câncer de colo de útero. Na tarde desta quarta-feira, 22 de março, a equipe da Atenção Primária de Saúde esteve na Rádio Bom Pastor FM para informar a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero. Na oportunidade, o Coordenador Francisco Fábio com Dr. Mateus e Dra. Fernanda falaram aos ouvintes sobre a importância dos cuidados preventivos que as mulheres devem ter.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a terceira doença mais comum em mulheres no Brasil. Dr. Mateus explicou que a doença é silenciosa e não apresenta sintomas na sua fase inicial, mas se detectada a tempo pode ser tratada e curada. Ele relata que o principal exame que pode detectar a doença é o citopatológico (papanicolau ou preventivo, como é mais comumente conhecido).
Dra. Fernanda, médica responsável pelo PSF da Vila Betânia, falou que uma das principais causas do aparecimento da doença é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), além de outros fatores como tabagismo, iniciação sexual precoce, multiplicidade de parceiros sexuais, multiparidade e uso prolongado de anticoncepcionais. Dra. Fernanda aproveitou para estimular os pais quanto à vacinação para crianças e adolescentes contra o HPV. Meninos e meninas, de nove a 14 anos de idade, deverão ir à Unidade de Saúde para se imunizar contra HPV, que é um dos principais agentes que causam o câncer de colo de útero”, disse Dra. Fernanda.
Já o Coordenador da Atenção Primária a Saúde, Francisco Fábio, aproveitou para apresentar a estrutura da atenção primária, destacando que todos os postos de saúde da sede e zona rural contam com equipe completa de médicos, dentistas, enfermeiros, equipe multiprofissional, técnicos em enfermagem e agentes de saúde que estão a disposição para atendimento primário a população.