Administração - Data: 8 de novembro de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO referente à matéria veiculada no site ‘CEARÁ AGORA’

NOTA DE ESCLARECIMENTO referente à matéria veiculada, dia 1 de novembro, no site ‘CEARÁ AGORA‘, com o título “Ministério da Saúde corta recursos de 16 municípios cearenses por irregulares com a saúde“.

A administração Juntos Fazemos o Melhor e a Secretaria de Saúde de Mucambo trazem a público os fatos em relação às informações repassadas ao Ministério da Saúde.

No mês de maio, a Secretaria de Saúde de Mucambo identificou um erro no sistema de informação ambulatorial, referente à produção da Vigilância Sanitária nos meses de fevereiro e março. Em junho, a secretaria municipal enviou o técnico responsável pelo sistema, Saulo Maia, à Secretaria de Saúde do Estado(SESA), em Fortaleza, para verificar e corrigir os erros apresentados. Os técnicos responsáveis pelo sistema na SESA, Alexandre (chefe de setor do SIA – Sistema de Informação Ambulatorial) e Leite (responsável técnico pela informação do Sistema), orientaram para que fossem reenviados, no próximo lote, os meses de fevereiro e março. Após o reenvio, o erro persistiu nos referidos meses.

Mais uma vez Saulo Maia foi enviado à Secretaria de Saúde do Estado, em Fortaleza, desta vez com o coordenador da Vigilância Sanitária, Romualdo Camelo. Novamente os técnicos responsáveis analisaram e disseram que tudo estava correto no sistema, que a Secretaria de Mucambo deveria aguardar a aprovação do lote, visto que não haviam erros.

A Secretária de Saúde de Mucambo, Paula Tamires, no dia 06 de Novembro, entrou em contato com o Ministério da Saúde e falou com o responsável pelo setor da Anvisa em Brasília. O mesmo garantiu que Mucambo não estará na próxima portaria, que será expedida no dia 16 de novembro, saindo assim da situação de corte.

A admistração Juntos Fazemos o Melhor trabalha incansavelmente, buscando melhorar a qualidade de vida da população, através de ações de prevenção, combate e tratamento em todos os setores que competem à Secretaria de Saúde.