Administração Gabinete Saúde - Data: 6 de julho de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO A UNICEPA

O Governo Municipal de Mucambo e a Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer, sobre a NOTA DE REPÚDIO emitida as 23h e 17m desta terça-feira (03), na página do facebook da União Cearense das Entidades de Proteção Animal – Unicepa

No dia 19 do mês de junho deste ano, o Senhor MANOEL RAIMUNDO LOPES, portador do CPF: 0xx.xx.xx8-48, residente na comunidade de Trapiá – Mucambo – Ce, esteve presente nas instalações da Secretaria de Saúde de nosso município solicitando junto ao Supervisor de Endemias – Raimundo Sampaio de Paula, o recolhimento de seu animal de estimação (cachorro SRD – lesse) informando que necessitava da retirada do cachorro pois entendia que o mesmo estava doente. Relatou ainda que há 3 anos já tinha havido um animal com leishmaniose (calazar) em sua residência, confirmado por exame realizado no LACEN.

Atendendo à solicitação do munícipe, o setor de endemias direcionou os dois agentes: ELIVELTON TEIXEIRA DE ALCÂNTARA e HERNANDO GOMES PARENTE até a localidade na data de 29/06/2018 para retirada do animal. Houve consentimento do tutor do animal conforme pode ser comprovado por termo de autorização assinado pelo mesmo.

Após o recolhimento, o animal foi encaminhado ao veterinário Dr. Afrânio Luiz Lopes Roland o qual constatou por meio de exame clínico e também por teste rápido TR DPP LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA (Bio-Manguinhos) o status de REAGENTE. Diante do quadro e atendendo ao que preconiza o Ministério da Saúde, foi realizada a eutanásia pelo veterinário acima citado de acordo com a resolução número 1000 de 11 de Maio de 2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV.

Vale salientar que o município vem realizando um trabalho de rotina de investigação sorológica dos cães na região, pois nas proximidades da localidade em questão (no raio de 10 km) houve um caso recente, na localidade “Manoel Carlos” distrito pertencente ao município de Cariré, área limítrofe de Mucambo, onde foi CONFIRMADO Leishmanionse Visceral em uma CRIANÇA.

Todos os documentos comprobatórios se encontram na Secretaria de Saúde do Município de Mucambo e todas as medidas jurídicas serão tomadas a respeito das inverdades proferidas.

Sempre primando pela busca dos melhores serviços e benefícios para a população de nosso município, nos colocamos a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Governo Municipal de Mucambo – Secretaria de Saúde de Mucambo, Administração Juntos Fazemos o Melhor.