Agricultura - Data: 8 de dezembro de 2021

MUCAMBO RECEBE FOGÕES SUSTENTÁVEIS

A prefeitura de Mucambo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Samarh), recebeu nesta terça-feira, 7 de dezembro, por intermédio da deputada Estadual Augusta Brito junto ao Governo do Estado, os fogões sustentáveis que beneficiarão 84 famílias de baixa renda que vivem na zona rural do município.

Segundo o Secretário Benedito de Paulo, os equipamentos serão entregues após o dia 14 de dezembro, seguindo o cronograma criado pela secretaria, onde os fogões sustentáveis serão levados para as comunidades onde residem as 84 famílias beneficiadas.

Funcionamento:

Os fogões sustentáveis apresentam uma versão diferente dos modelos de fogão à lenha tradicionais, com eficiência energética superior em 96%. As novas unidades possuem tecnologia mais avançada quando o assunto é impacto ao meio ambiente e saúde das famílias, pois necessitam de menos lenha para a combustão (colaborando para a conservação da caatinga) e produzem menos fumaça para o interior das casas, diminuindo assim o risco de problemas respiratórios.

As unidades possuem uma gaveta onde é colocada a lenha para a queima. Com o calor, uma chapa de aço acoplada na parte superior esquenta garantindo o cozimento rápido da comida. As cinzas produzidas caem em um depósito dentro do fogão, e a fumaça é canalizada por uma tubulação que é lançada para fora da casa pela chaminé. O fogão possui além das bocas tradicionais, um forno que auxilia no desempenho do processo de cocção.

#prefeiturademucambo
#samarhdemucambo
#fogaosustentavel
#mucambo68anos

© Prefeitura Municipal de Mucambo Ceará. Todos os direitos reservados.