Agricultura - Data: 20 de outubro de 2023

SEMINÁRIO REGIONAL DE PESCA E AQUICULTURA DO CEARÁ

Na quarta-feira, 18 de outubro, oconteceu na cidade de Varjota o Seminário Regional de Pesca e Aquicultura do Ceará. O evento, promovido pelo governo do estado por meio da Secretaria da Pesca e Agricultura do Ceará, proporcionou um rico intercâmbio de conhecimentos, experiências e discussões relacionadas ao desenvolvimento da pesca artesanal.

No evento, foram abordados temas como gestão pesqueira, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica. Estiveram presentes diversos membros que fazem parte de colônias de pescadores da região, bem como profissionais técnicos, representantes do setor de pesca e autoridades locais. O município de Mucambo foi representado pelo Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sr. Vagner Aguiar, e sua equipe.

O seminário foi encerrado com a apresentação de um plano de ação para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Ceará, juntamente com a distribuição de kits do programa FortPesca que beneficiam colônias e associações de pescadores no estado. O kit inclui canoas, freezers, tubos de linha, chumbada, boias pequenas, panagem, camisas UVA, coletes salva-vidas, chumbos, anzóis, bonés e protetor solar.

No passado, já foram realizadas tentativas para formalizar aqueles que vivem da pesca em nosso município. Agora, com o apoio do governo estadual através da Secretaria da Pesca e Agricultura do Ceará, a SAMARH realizará um novo levantamento dos pescadores locais com o objetivo de incentivá-los a se formalizarem em colônias. Isso possibilitará que, no futuro, possam desfrutar dos benefícios do período de defeso da pesca, bem como dos kits fornecidos pelo projeto de Fortalecimento da Renda e Trabalho para a Pesca Artesanal (FortPesca), entre outras iniciativas.

© Prefeitura Municipal de Mucambo Ceará. Todos os direitos reservados.