Agricultura - Data: 17 de junho de 2023

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA

Hoje, dia 17 de junho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Essa data especial destaca a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.

A desertificação é um processo que resulta na degradação da terra, tornando-a menos produtiva e suscetível à erosão, enquanto a seca é a escassez prolongada de chuva, o que pode levar à falta de água para consumo humano, agricultura e atividades industriais. Esses problemas têm impactos significativos na vida das pessoas, no equilíbrio dos ecossistemas e na economia local.

No Nordeste, esses problemas são especialmente evidentes, devido às características climáticas da região. De acordo com o último mapeamento realizado pela Funceme, o Ceará já apresenta 11,45% do seu território com áreas degradadas em processo de desertificação. Em nosso município, diversas iniciativas têm sido implementadas para enfrentar os desafios da desertificação e da seca. Programas de conservação de água, como a construção de cisternas e sistemas de reuso, têm sido promovidos para garantir o acesso à água potável. Além disso, práticas agrícolas sustentáveis têm sido incentivadas para a recuperação do solo e a preservação da biodiversidade.