Saúde - Data: 13 de abril de 2023

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA COVID E INFLUENZA DIA 15 DE ABRIL

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucambo (SMS), realizará neste sábado (15/04), o dia “D” de vacinação contra Covid-19 (bivalente) e influenza (gripe) para o grupo prioritário. A imunização acontecerá na secretaria municipal de saúde, das 7:00 às 12:00h

A ação segue uma recomendação do Ministério da Saúde, e faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que vai até o dia 31 de maio.

Devem se vacinar contra a gripe os grupos prioritários: Idosos com 60 anos e mais; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Trabalhadores da saúde; Professores das escolas públicas e privadas; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e População privada de liberdade.

Já pessoas que completaram o esquema primário ou que receberam uma ou duas doses de reforço contra a Covid-19, estão aptas a receber a vacina bivalente, também respeitando o intervalo de quatro meses desde a última dose recebida.

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5.