Saúde - Data: 2 de março de 2024

DIA D DE COMBATE A DENGUE

“Dia D contra a Dengue” refere-se a um dia específico em que o Ministério da Saúde escolheu e no qual é dedicado à conscientização e combate à dengue, seja através da propagação de informações sobre o assunto e até de mutirões em locais propícios da proliferação do mosquito. O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, é fundamental para prevenir surtos dessas enfermidades. Aqui estão algumas orientações para combater o Aedes aegypti:
Eliminação de Criadouros, Cuidado com Áreas Externas, Proteção em Casa, Uso de Repelentes, Cuidados com Resíduos Sólidos, Conscientização Comunitária.
A prevenção eficaz do Aedes aegypti requer uma abordagem integrada, envolvendo a participação ativa da comunidade, ações governamentais coordenadas e medidas individuais. A conscientização contínua e a manutenção de práticas preventivas são essenciais para reduzir a incidência dessas doenças transmitidas por mosquitos.