Agricultura - Data: 1 de junho de 2023

CURSO DE COMPOSTAGEM EM PILHA

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a EMATERCE, promoverá no dia 07 de junho, às 8:00h, no Distrito de Poço Verde, mais precisamente na propriedade do Sr. Antônio Hélio, um CURSO DE COMPOSTAGEM EM PILHA. O curso contará com a participação dos técnicos Elielson Cirley e Paulo Alves, que atuarão como facilitadores.

A compostagem em pilha é um processo simples e eficiente para transformar resíduos orgânicos em um valioso adubo natural. Nessa técnica, os materiais compostáveis, como restos de alimentos, folhas secas e aparas de jardim, são dispostos em camadas alternadas em uma pilha. A decomposição acontece devido à ação de microrganismos, como bactérias e fungos, que consomem a matéria orgânica, transformando-a em nutrientes ricos para as plantas.

A compostagem em pilha é uma prática acessível a todos, desde jardineiros amadores até agricultores. Pode ser realizada em pequenos espaços, como quintais, ou em maior escala, como em propriedades rurais. Ao adotar essa técnica, estamos promovendo a sustentabilidade, fechando o ciclo dos resíduos orgânicos e transformando-os em recursos valiosos para o cultivo de plantas saudáveis e para o cuidado com o meio ambiente.