Agricultura - Data: 28 de julho de 2020

Biodigestor, gás de cozinha e autonomia para famílias de Mucambo.

O Governo Municipal de Mucambo, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com Projeto Paulo Freire, vem desenvolvendo o projeto de Biodigestor em várias localidades de nosso município.

O biodigestor é uma tecnologia social que possibilita a decomposição de matéria orgânica (fezes de animais) produzindo biogás e biofertilizante de alta qualidade. A sua estrutura é composta por um “alimentador” onde as fezes frescas são depositadas — de lá elas descem por gravidade através de uma tubulação até chegar a uma caixa de cimento onde é depositado água para diluir o esterco. De lá, segue para outro espaço onde há uma caixa plástica que fica sobre o material orgânico. Esse espaço consiste num ambiente hermeticamente fechado na qual permite acelerar a decomposição do esterco gerando gás carbônico e metano.

Os gases são captados por um filtro feito de um garrafão de água de 20 litros e, por meio de um tubo seguem direto para a boca do fogão de casa.

Localidades com Biodigestores já construídos em Mucambo são:
* Malhada – 07 Biodigestores
* Lagoa do Mato – 01 Biodigestor
* Bom Jesus – 03 Biodigestores

Localidades com Biodigestores em construção em Mucambo são:
* Pedra de Fogo – 10 Biodigestores
* Caldeirão – 09 Biodigestores