Saúde - Data: 9 de fevereiro de 2024

AÇÃO EM ESCOLAS SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A secretaria de saúde em parceria com a secretaria do trabalho e assistência social e o conselho tutelar, realizaram uma ação nas escolas José Claudio de Araújo e Centro Educacional Dep Manoel Rodrigues sobre prevenção da gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis IST. A gravidez na adolescência é um tema complexo que envolve desafios físicos, emocionais e sociais. Esse assunto perpassa por diversos pontos, como falta de educação sexual, acesso limitado a métodos contraceptivos e pressões sociais. Além disso, seria importante destacar as consequências para a saúde da mãe e do bebê, bem como as oportunidades de apoio e educação disponíveis para jovens gestantes.

A prevenção e o apoio emocional durante esse período crítico são aspectos cruciais a serem considerados na abordagem do tema. A equipe de saúde abordou de forma mais específica sobre os métodos contraceptivos, que desempenham um papel crucial na saúde reprodutiva. Desde contraceptivos hormonais até dispositivos intrauterinos (DIUs) e métodos de barreira, essas opções oferecem escolhas variadas para pessoas que matem uma vida sexual ativa. Além disso, falaram também sobre a importância da educação sexual e acesso facilitado a métodos contraceptivos para promover a saúde sexual e prevenir gravidez não planejadas.

Secretaria de Saúde – Prefeitura municipal de Mucambo.