Saúde - Data: 24 de março de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Mucambo (SMS), através do Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 24 de março, a 9ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O evento ocorreu no Grêmio Padre Severiano, e contou com a presença do Secretário de Saúde Danilo Sampaio, do Chefe de Gabinete Júnior Freire, secretários municipais, vereadores, agentes de saúde e demais trabalhadores da saúde, líderes comunitários, usuários da rede pública, bem como os demais movimentos e instituições da sociedade.

A Conferência Municipal de Saúde é um momento de debate entre todos os segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e nacional com vigência de 2026 a 2029.

Durante a conferência, que teve como palestrante o Enfermeiro Carlos Romualdo, os participantes discutiram os eixos temáticos, “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Após as discussões, foi formulado o Relatório Final da Etapa Municipal, com as diretrizes do Plano Plurianual, constando as metas físicas e financeiras para fins do detalhamento dos orçamentos anuais. O relatório será apresentado na 10ª Conferência Estadual de Saúde.