Saúde - Data: 22 de março de 2024

2º DIA DE EXAMES CITOPATOLÓGICO(PREVENÇÃO) NA CASA DA MULHER

A Secretaria de Saúde realizou no dia 21 de março o segundo dia de mutirão de exame citopatologico que aconteceu na casa da mulher. Esse mutirão tem parceria com a secretaria do Trabalho e a assistência Social e acontece em alusão ao Março lilás.
O “Março Lilás” também é associado à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Esta é outra campanha importante que ocorre durante o mês. O câncer do colo do útero é geralmente causado pela infecção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV). O Março Lilás destaca a importância da prevenção e do rastreamento, principalmente por meio do exame de Papanicolau, que pode detectar alterações nas células cervicais antes que se tornem cancerosas.