Agricultura - Data: 17 de maio de 2023

17 MAIO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

Nesta quarta-feira, dia 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. A data instituída pela Organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tem como intuito gerar reflexões e debates sobre questões ambientais e os impactos que um consumo inconsciente gera ao Planeta.

A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados sejam reintroduzidos no ciclo de produção de sua origem ou para a criação de outros objetos a partir da matéria-prima, minimizando os impactos ambientais causados tanto pelo descarte do lixo, como pela diminuição da extração de recursos naturais. O processo de reciclagem é feito a partir da coleta seletiva, que se trata de um processo de separação de resíduos sólidos com base em sua composição (divide-se orgânicos e inorgânicos e seus tipos de materiais: plástico, vidro, papel, metal, óleo vegetal e eletrônicos, como pilhas e celulares).

Compromissado com o meio ambiente, a Prefeitura de Mucambo juntamente com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SAMARH, em pareceria com a Associação de Catadores e Catadoras Reciclando Para a Vida – ACCRV vêm executando desde 06 de dezembro de 2021 a Coleta Seletiva em nosso município, com Pontos de Entrega Voluntária – PEV’s (tipo ilha ecológica) distribuídos em pontos estratégicos, além de coletas porta a porta com rotas programadas atendendo os mais variados geradores (moradores, empresas e órgãos públicos).

Somente durante os 4 primeiros meses de 2023, a Coleta Seletiva Municipal “Mucambo Mais Limpa” já recolheu e deu a destinação adequada de mais de 30 toneladas de materiais recicláveis e entregou mais 100 prêmios para moradores e empresas que vem contribuindo com uma cidade mais limpa.

Faça sua parte! Separe os materiais recicláveis e entregue para nossos catadores.

Ainda não é um EcoParticipante? Faça seu cadastro pelo link: https://abre.ai/cadastrocoleta ou com um Agente Ambiental que passa na sua porta semanalmente ou entre contato conosco pelo WhatsApp: 88 9364-6700

Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: @samarhmucambooficial
Instagram: @samarhmucambooficial