Histórico

Mucambo tornou-se sede de distrito em 3 de agosto de 1893, por meio da lei municipal nº 10 promulgada na mesma data. Durante a primeira década do século XX, o local contava com algumas moradias dispersas nas proximidades da lagoa de Mucambo, formando um núcleo que já demandava atenção espiritual.

Em 8 de setembro de 1907, o padre Joaquim Severiano, vigário em Ibiapina, celebrou a primeira missa na residência de Lourenço Pereira, dando início, no mesmo ano, com o auxílio de Lourenço Pereira e Serafim Pereira, personalidades influentes, à construção de uma capela dedicada à Senhora de Santana, Padroeira do local. A capela foi solenemente consagrada em 25 de março de 1908. No ano subsequente, nas proximidades da capela, realizou-se a primeira feira pública, mantendo-se no mesmo local até 1915, quando foi transferida para um novo ponto, onde posteriormente foi erguido o Mercado Público, que teve como primeira professora D. Maria Sophia de Matos.

O povoado experimentou um notável crescimento, atribuindo seu progresso à industrialização da banha de porco, uma iniciativa da firma Napoleão Neri Aguiar. A partir de 1930, sob a orientação de Rafael Cláudio de Araújo, a indústria ganhou maior impulso, estabelecendo um intenso comércio com aproximadamente vinte e dois municípios da região. Esse período marcou um significativo avanço econômico e social para Mucambo, consolidando sua posição como um importante polo industrial e comercial na localidade.

Gentílico: Mucambense

Formação Administrativa: Distrito criado com a denominação de Mucambo, pelo lei municipal nº 10, de 03-08-1893, subordinado ao município de Ibiapina.

Na divisão administrativa do ano de 1911, o distrito de Mucambo estava subordinado ao município de Ibiapina, mantendo essa vinculação na divisão territorial de 1-VII-1950. Em um marco significativo, foi elevado à categoria de município com o nome de Mucambo, conforme estabelecido pela lei estadual nº 2160, datada de 12-12-1953, mediante desmembramento de Ibiapina. A sede municipal foi estabelecida no antigo distrito de Mucambo, compreendendo inicialmente dois distritos: Mucambo e Carquejo. A criação do município foi seguida pela sua instalação em 25-03-1955.

Na divisão territorial de 1-VII-1960, o município permanecia composto por dois distritos: Mucambo e Carquejo, status que se manteve em 15-VII-1997. Contudo, pela lei nº 274, datada de 11/05/1998, o distrito de Poço Verde foi criado e anexado ao município de Mucambo. Assim, em 15-VII-1999, o município passou a ser constituído por três distritos: Mucambo, Carquejo e Poço Verde, configuração que se manteve na divisão territorial de 2005.

© Prefeitura Municipal de Mucambo Ceará. Todos os direitos reservados.