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O Governo Municipal de Mucambo e a Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer, sobre alguns fatos expostos no facebook neste último final de semana.
Por volta das 15:00 hrs (três da tarde) deste sábado (13) foi postado nas redes sociais uma denuncia sobre o Hospital de Mucambo, além da acusação de negligência médica, a demora da chegada de uma ambulância para a transferência de uma paciente idosa que estava em um hospital de Sobral e a reclamação pela falta de insumos nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde) de nosso município.
O Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati de Mucambo, está prontamente preparado para atender qualquer cidadão que precisa de atendimento médico e sempre disponibiliza ambulância para prestar o serviço de transferência à Sobral, e/ou buscar os pacientes que estejam de alta. O procedimento de busca dos pacientes é feito a partir do momento que o Serviço de Assistência Social dos hospitais de Sobral comunicam a alta do paciente, e prontamente, o mais rápido possível enviamos a ambulância para buscar o mesmo.
Nesta quinta-feira (11) uma das três ambulâncias do hospital apresentou um problema mecânico e a mesma foi enviada para o concerto. A outra ficou juntamente com um paciente no Hospital do Coração por mais de 12 (doze) horas (procedimento padrão para os pacientes que são levados ao Hospital do Coração – aguardar o mesmo). Assim, ficando apenas 1 (uma) ambulância para atender todo o município de Mucambo, além de um carro no qual não tinha estrutura alguma para trazer uma senhora de idosa de 87 (oitenta e sete) anos até nosso município.
Sobre a acusação de no hospital ter havido negligência médica em não realizar um procedimento de lavagem no ouvido. Informamos que qualquer tipo de procedimento realizado no hospital, precisa de avaliação e carimbo do médico plantonista responsável, para que em seguida, tais procedimentos possam ser feitos pelos profissionais que estejam aptos e em hipótese alguma nenhum profissional do Hospital de Mucambo pode ou deve realizar qualquer tipo de procedimento sem o consentimento do médico plantonista. Vale salientar que a na mesma postagem, havia uma foto de uma ficha de atendimento em branco, apenas com os dados do paciente preenchidos, ou seja, isso mostra claramente que o paciente não passou em momento algum por um médico e o mesmo não aguardou o atendimento para em seguida ser tomado os devidos cuidados e atendimentos.
Todas as unidades básicas (postos) de saúde de Mucambo receberam o selo bronze do QualificaAPSUS em 2018 e vem mantendo até hoje qualidade e excelência em estrutura e atendimento. Além disso, vem recebendo visitas das cidades circunvizinhas como modelo do projeto e será constantemente reavaliada pelas entidades competentes a fim de manter esse mesmo padrão de qualidade. A administração vem dando total apoio, não deixando faltar insumos necessários para as atividades das unidades, sendo realizados inclusive procedimentos de cunho hospitalar como eletrocardiograma, desfibrilação em caso de parada cardiorrespiratória e realização de pequenos procedimentos (drenagens de abscessos, suturas, punções articulares, ressecção de pequenas lesões, com leito de observação para pacientes e realização de medicações injetáveis). Além disso todas as unidades dispõe de uma equipe multidisciplinar que fazem parte da estratégia de saúde da família: enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas e profissionais do NASF (psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social).
Lembramos que a Administração Municipal, a equipe da Saúde de nosso município e principalmente o Hospital de Mucambo, servem a todos sem nenhum tipo de tratamento diferenciado. Prezamos pelo bem estar de todos os nossos munícipes e trabalhamos juntos para fazermos o melhor de nossa população.